CBF solicita à Conmebol alteração no acesso de times brasileiros à Libertadores
A CBF aproveitou o anúncio do calendário do futebol brasileiro de 2025 para detalhar sugestões que enviou à Conmebol em setembro, visando otimizar o acesso dos clubes brasileiros aos torneios internacionais. A proposta da CBF, assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, inclui:

- Extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana;
- Exclusão dos clubes brasileiros da fase preliminar (Pré-Libertadores);
- Concessão de uma vaga adicional direta ao Brasil na fase de grupos da Libertadores.
A CBF propôs essas mudanças para o Brasileirão de 2025, visando efeito na Libertadores de 2026, em uma tentativa de aliviar a sobrecarga dos clubes brasileiros que disputam múltiplos torneios. Apesar de conversas informais entre representantes das duas entidades, a Conmebol não respondeu ao ofício, e não deve realizar mudanças nas competições até o fim do atual ciclo comercial (2023-2026).
Essas propostas surgem especialmente em meio ao desgaste enfrentado por times brasileiros na temporada atual. Nesta edição, Internacional, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Athletico-PR precisaram enfrentar os playoffs da Sul-Americana, sobrecarregando seus calendários. No caso da Pré-Libertadores, o Botafogo e o Red Bull Bragantino disputaram quatro jogos entre si para apenas um seguir adiante, o que ilustra o impacto de um calendário extenso, que a CBF visa aliviar com suas sugestões.
Compartilhe esse conteúdo:
Publicar comentário